Fotos aqui

Mídia: Redes TiradesntesUniversidade Federal do Amazonas - UFAMPortal Amazônia

 

VII FEIRA DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

TEMA: CIDADES INTELIGENTES: Tecnologias Assistivas e Comércio Eletrônico

A tecnologia tem se desenvolvido de forma tão rápida que se tornou impossível acompanhar todos os novos produtos, alternativas e oportunidades que ela pode trazer. Mas é por meio desses novos recursos que, hoje, se busca solucionar vários problemas no planejamento e na infraestrutura das nossas cidades, por meio do conceito SmartCities (ou Cidades Inteligentes).

Nesse ano, a VII FADM concentra-se em duas questões para tornar as nossas cidades em Cidades Inteligentes. A primeira delas está no desenvolvimento de tecnologias assistivas, cujo objetivo é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade. A segunda no comércio, a capacidade tecnológica das redes de telecomunicações levará ao desenvolvimento do comércio eletrônico que exigirá uma adaptação do negócio e de gestão, mas também os consumidores. Portanto, precisamos preparar nossas cidades e seus negócios para essa demanda inteligente.

Nesse contexto, o Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lançou um desafio aos alunos do curso de computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação) para desenvolver novos produtos e serviços que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes considerando o tema Cidades Inteligentes: tecnologias assistivas e comércio eletrônico. Através da disciplina Sistemas Distribuídos, ministrada pelo professor Eduardo Souto, os alunos são incentivados a criar ideias e formar empresas virtuais (startups) para produzir novos serviços para dispositivos móveis.

Os produtos produzidos pelas empresas virtuais poderão ser vistos na VII Feira de Exposição de Aplicativos para Dispositivos Móveis, realizada no Centro de Convivência da UFAM (setor norte), no dia 19 de Outubro de 2016 das 14:00 às 19:00 horas. Confira os aplicativos que podem melhorar alguns aspectos do desenvolvimento das cidades. Os textos a seguir foram escritos pelas próprias empresas.

 

Pixews

O aplicativo Pixews é direcionado ao usuário com olhar crítico e oportunista, que esteja atento para capturar momentos inusitados e inesperados. Pixews permite que você possa, após capturar esses momentos, ter a chance de alcançar reconhecimento e ainda por cima obter lucros pelo material. Diversas empresas relacionadas à mídia e notícias podem ter acesso a suas fotos, comprá-las e divulgá-las, estendendo o alcance do seu talento. Tire fotos, compartilhe, ganhe notoriedade e lucro com nosso sistema de ranking. O desenvolvimento fica a cargo dos colaboradores: Jackson Lucas, Leandro Okimoto, Rodrigo Marques e Thais Gomes. Para mais informações acesse o nosso site: 

http://pixews.com

Muninn

A empresa VERGH apresenta o Muninn, uma plataforma que provê benefícios aos seus clientes (pessoas ou marcas) que necessitam uma análise de sentimentos utilizando mineração de dados em redes sociais. O Muninn faz um estudo personalizado sobre a influência do cliente na rede social Twitter, extraindo o máximo de informações e sentimentos associados ao cliente. Os dados gerados são exibidos em gráficos que caracterizam como esse cliente é visto com relação ao público. O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores Vinicius Souza e Rosmael Miranda, Gabriel Alisson.

Para conhecer a empresa e obter maiores informações, acesse: http://muninn.com.br/

meuMercadinho

A empresa RAIMAK apresenta o meuMercadinho, um aplicativo que facilita a realização de compras em mini mercados. O cliente pode escolher o mercado mais próximo a ele e selecionar os produtos que deseja comprar. O mercadinho recebe o pedido com a lista de produtos e o endereço de entrega. Dessa forma o meuMercadinho oferece aos consumidores um meio fácil, prático e seguro para fazer suas compras, podendo realizá-las em casa. Aos donos de mercadinhos é apresentado um novo canal de vendas, que proporciona melhoras no serviço oferecido pelo mercado e aumento da clientela. O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores Alan Gil, Ives Alves, Karlla Batista, Marco Lima e Roberta Anjos.

Para obter mais informações acesse: www.meumercadinho.esy.es

iZbox

O iZbox foi desenvolvido com o intuito de oferecer uma maior independência às pessoas com necessidades especiais. Junto com o aplicativo móvel, o iZbox permite controlar todos os dispositivos eletrônicos que recebem sinal por infravermelho presentes num ambiente, como TV's, aparelhos de som, condicionadores de ar, aparelhos de DVD, iluminação e projetores. O iZbox apresenta automatização por voz e sua parte física consiste em um pequeno cubo decorativo que pode ser inserido em qualquer parte da casa.

O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores Alex Monteiro, Aurélio Freire, Ciro Cativo e Daniel Prado.

Para obter mais informações, acesse: http://meuizbox.wixsite.com/izbox

Vanmos

Vanmos é um aplicativo que facilita a comunicação entre condutores de transporte escolar e pais/responsáveis. Com o aplicativo você pode acompanhar a localização do transporte de seu filho através do mapa, vê sua frequência no transporte, enviar e receber mensagens, e caso esteja a procura de um condutor poderá também vê a lista de condutores cadastrado que atendem sua região.

O desenvolvimento do sistema conta com os colaboradores, Jó Vidal e Marcos Paulo Farias.

Site: http://mrcsxsiq.com/vanmos/

LEENS – Obra Pelo Artista (OPA)

A empresa LEENS apresenta o OPA, um aplicativo que traz realidade aumentada para os lugares onde a arte é um fator predominante como museus, ateliês, galerias e teatros. O aplicativo oferece a chance de o usuário interagir com a obra de forma lúdica onde ele obtém informações sobre a obra do próprio autor ou de um especialista.  O OPA tem como foco a acessibilidade, garantindo que pessoas com deficiência auditiva e visual possam ter a experiência de apreciar obras de arte e de obter informações e curiosidades sobre as mesmas de forma autônoma. O desenvolvimento fica a cargo dos colaboradores Ayrton Senna, Diego Azulay, Juscelino Tanaka, Yan Diniz e Renato Silva. Para conhecer a empresa e obter maiores informações acesse:

leens.com.br

AvisaAí!

A empresa JKM&S oferece o AvisaAi! Uma solução para auxiliar os usuários do transporte coletivo com suporte para pessoas com deficiência visual. Por meio do aplicativo em conjunto com um dispositivo embarcado nos ônibus é possível ser avisado que o ônibus esperado está se aproximando. O desenvolvimento fica a cargo dos colaboradores João Danilo, Kayque Damasceno e Michael Marlon. Para mais informações, acesse: 

http://avisaai.wixsite.com/home

SOS Carro

A empresa Outlier apresenta a mais nova solução para encontrar um mecânico, o SOS Carro. Por meio deste aplicativo, o motorista pode encontrar os melhores mecânicos da região, avaliados pelos usuários. Além disso, como grande destaque, o aplicativo oferece o recurso de socorro, caso seu carro dê pane, você pode com apenas poucos passos pedir um mecânico ou guincho para te salvar nesse momento difícil. O sistema foi elaborado pelos colaboradores: Antonio Raggid, Carlos Vicente, Daniel, Jade Rodrigues e Leonardo Marques.

Consulte nosso site: http://soscarroapp.com.br/

Umbora!

A LazerBaré apresenta o Umbora: um aplicativo que indica as opções de lazer na cidade de Manaus e adjacências. Encontre e avalie locais e serviços de lazer. Descubra, explore e divirta-se! Anuncie seus serviços sem precisar pagar por isso! O Umbora é a ferramenta perfeita para quem busca entretenimento nos mais diversos tipos de eventos e serviços que envolvam cultura, esporte, turismo, aventura, e muitos outros!

Para mais informações, acesse: http://lazerbare.wixsite.com/umbora.

MiGuia

A empresa DeviMap apresenta o sistema MiGuia, uma solução inédita de acessibilidade para deficientes visuais. Através do MiGuia, o deficiente visual poderá ser guiado com segurança dentro de estabelecimentos (por exemplo, shoppings) que não conheça usando apenas um aplicativo e um dispositivo de tecnologia embarcada, que deve ser acoplado à bengala do deficiente. Através do aplicativo, o deficiente visual é capaz de acessar o mapa do estabelecimento e solicitar por comando de voz orientação para chegar a um local desejado. O desenvolvimento fica a cargo dos colaboradores: Adiel Silva, Felipe Guimarães, Isabelly de Oliveira e Max Simões.

Para mais informações, acesse: http://isabellyrbo.wixsite.com/miguia.

 

MusicApp & MusicBox

O MusicApp é uma solução para iOS e Android que busca oferecer uma interface simples e amigável com o objetivo de facilitar e auxiliar nas aulas de musicalização de crianças com transtorno do espectro autista. Com o aplicativo, a criança tem acesso a um jogo, práticas musicais e tarefas atribuídas por um professor em sala de aula. O MusicBox por sua vez é a versão física, tangível do MusicApp, feito com Arduíno, que também tem como objetivo auxiliar as crianças em aulas de musicalização. É mais uma opção às crianças autistas que se sentem mais confortáveis em manipular objetos concretos. Os colaboradores da plataforma são: Rodrigo Pereira, Marcos Paulo Siqueira, David Lima.